11 de julho de 2010

O Nordestino Supera Tudo

Somos melhores ou piores?

Quem sabe responder uma pergunta tão complexa que ao mesmo tempo parece ser simples. Vejo  nos dias atuais que predomina o EU, isso mesmo, o que EU quero, o que EU faço, tem mais importância do que o que você quer ou que você faz; e o que mais espanta, uma  situação normalmente individual, hoje se tornar grupal; pessoas compartilham de individualismo crônico ao ponto decepcionante de criticarem uma situação catastrófica, como perder casas, móveis objetos materiais e infelizmente até vidas que se foram. E que fique bem claro, não volta mais, o nordeste está ferido e infelizmente algumas pessoas não param para pensar o tamanho e significado que é perder tudo, um amigo, um pai, um filho, uma VIDA.

Será que foi o lixo? Será que o mesmo lixo de São Paulo, que entope bueiros e destrói, ou o do Rio de Janeiro que desliza terras levando vários morros a baixo ou até mesmo a catástrofe no sul que dizimou uma cidade histórica, há alguns meses, será que ninguém enxerga que não se trata apenas de lixo, se trata de uma discriminação e um pré- conceito, com um povo que faz parte do mesmo país.

Será que São Paulo seria a mesma coisa sem um cearense, sem um paraibano. Em Brasília quantos conterrâneos deram suas vidas para ver aquelas obras concluídas. Em cada parte do Brasil, o nordeste tem sua marca histórica na construção do país.

Minha decepção se resume ao imperialismo que o sulista tem contra o nordeste ou nordestino. Povo feliz, hospitaleiro, que por muitas vezes procura no aconchego do seu lar, sua rede; E ao mesmo tempo é forte e viril pra plantar e colher um roçado. Um povo onde nunca tem tempo ruim.

Eu desejo um amadurecimento, uma reflexão. Esse preconceito que o nordestino sofre, nós, brasileiros sofremos de outras nações.  Por que fazer isso entre nós mesmos? Então vamos buscar um bom relacionamento,  o que nós nordestinos mais desejamos é pouco, tão simples... Hoje nós só queremos viver. Se possível em PAZ.

15 comentários:

  1. parabens o texto e muito forte

    ResponderExcluir
  2. O nordeste soh nao supera os seus donos! Sarneys, Colors, Calheiros, Barbalhos (norte)...
    Massa de manobra! Nao supera a falta de educaçao e a morosidade do seu povo!
    Nordestino vem pro sul e sudeste pra ocupar as favelas e servir de mao de obra barata. Sulistas vao para o nordeste para ocupar altos cargos concursados, ou fazer dinheiro de qlq outra forma honesta.
    Um viva a seus coroneis!
    Voces votam sempre errado e o sul/sudeste q paga!!!
    Voces sabem de onde q vai sair os BILHOES pra pagar essa "tragedia"(sic)??? E sabem onde vai parar esse dinheiro????
    Cada estado nordestino representa a um interesse particular!!!
    Nao adianta xingar nem espernear! É triste mas essa eh a mais pura verdade!!!
    Nao ofendi ninguem, vai me sensurar "JÁRYSSON"???

    ResponderExcluir
  3. Não ofendeu, mas toda opinião e valida agora só acho que você não deveria ser covarde e se esconder já que é tão bom sulista mostre-se.
    Escrever no anômino e sujar uma cidade e um povo e muito fácil.
    Os nordestinos vão não só ocupar as favelas não acho que você deveria pesquisar mais.
    Assim como os sulistas tem coisas boas os nordestinos também.
    Agora só os nordestinos fossem tão coitados e pobres pq isso incomoda tanto já que não somos ninguém??
    E se não fossem os nordestinos oq seria de vocês??


    Os:e esperniar não e coisa de sulista.

    ResponderExcluir
  4. concordo com vc em varias coisas que vc diz, mas acredito que aos poucos isso ta mudando e nós jovens que procuramos o melhor pra nossas familias e estado, buscamos fazer nossa parte.

    essa regra que o sulista vem pra cá ocupar grandes cargos nem sempre e certa, normalmente aqui recebemos varios estelonatarios, quadrilhas, sequestradores, que tem crescido bastante.

    e vc fala do nordeste num tom como se nossa economia nao fizesse parte do país, isso soa como um coistadismo, que nao existe, nossa imagem e gerada por uma midia que vive disso tb.

    mais agreço sua postagem, so espero uma melhor compreensao nao so sua mais sem duvida nossa tb e principalmente dos politicos que nesse aspecto vc esta coberto de razao.

    mais uma vez obrigado

    ResponderExcluir
  5. Além de estar muito mal informado e de postar um comentario preconceituoso, acho que vc sulista não passaria em nenhum concurso por aqui...não sabe nem escrever...

    censura se escreve com C.

    ResponderExcluir
  6. As vezes algumas pessoas falam asneiras por naum conhecerem realmente aquilo que criticam, no nordeste pode até ter carencia em alguns aspectos, mais em outros supera até mesmo o sul, como por exemplo a cultura, naum há quem supere o repente nordestino.


    Eu sou nordestina com orgulho, e naum me considero uma pessoa inculta.

    ResponderExcluir
  7. sou do sul acho que aqui tem muito idiota sim e se acham melhores.
    cade o respeito com a dor

    ResponderExcluir
  8. Errei em usar o "anonimo" e errei no "sensura" (viva o F7)...
    Eh claro q nos grandes centro urbanos do NE tem pessoas esclarecidas, assim como aqui no sul tem mta gente ignorante e q tbm servem como massa de manobra pra meia duzia de politicos mal intensionados...
    O q me incomoda Mra Bonita eh a qntidade de recursos da Uniao destinados a essa regiao e por total descaso nao eh bem utilizada pelos "governantes" (q vcs votam)...
    Nao vou entrar no merito da cultura, acho irrelevante e nao vem ao caso a minha opiniao...
    Qnto ao nao saber escrever: essas discussoes sao informais e realmnte nao sou mto bom no portugues. Sou servidor publico concursado da Pericia Criminal do RS, que eh modelo para o resto do país....
    Marcelo Ifarraguirre

    ResponderExcluir
  9. A proposito: http://www.youtube.com/watch?v=6pJuVhTYbJw


    Deem uma olhada nisso!!! Esse eh o NE q eu vejo...

    ResponderExcluir
  10. mais o que realmente nao me agradou foi usar uma situação tao desagradavel pessoa perderam familiares, isso doi pq eu sei a dor de perder, usar essa situação pra criticar. isso e de um mal gosto.

    mais vc como informado deve saber bem que infelizmente nao temos opcoes, politico hj sao todos iguais, e o sujo falando do mal lavado. entao votar em quem for infelizmente acaba se corropendo.
    isso nao so aqui.

    seria mais justo um debate desse em outro momento nao usar uma catastrofe.

    quando a cidade que foi dizimada la no sul que morreram varias pessoas, o brasil todo se uniu e ajudou e no final varias doacoes foram queimadas.

    pelo menos tenha um bom sendo, aqui temos muitas pessoas querendo essa mudança.

    obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Acho bem interessante toda essa discussão... Porém levanto uma outra questão a não ser de saber, julgar, condenar, definir... afirmar etc, etc, e tal. "Quem é ou deixa de ser massa de manobra?" Afinal, estamos falando de nós, de nosso país... E sómos todos "responsáveis" direta ou indiretamente, pelo caos, violência, fome, entre outras mazelas que assolam grande parte de nosso belo país tropical... Todos nós sómos omissos e estamos ocupados demais em "sobreviver..." pra olhar para o lado e ver que podemos SIM, ajudar, ser mais solidário e diminuir a falta de horizonte, de sentido na vida... De uma simples criança que nos pede um socorro. Que nos pede um olhar, uma atenção... Mas estamos ocupados demais em adiquirir, adquirir... pra cuidar, pra acalmar... Que bom seria ver o país comovido e solidário com uma tragédia tão dura quanto é a fome... Nas grandes ctástrofes todo mundo ajuda. Mas e pra que maior catástrofe do que ver seu filho com fome e não ter nada pra comer....? Aí é que era pra haver uma comoção e ação contínua. Não sómos solidários somente nas enchentes, nas queimadas ou secas... Sejamos solidários na vida! Independente de estado... Sómos brasileiros e temos o direito de viver feliz e viver bem, por quê não?!

    ResponderExcluir
  12. up<<<

    concordo com vc e muito facil arrumar culpados mais ninquem quer ajudar a resolver.

    ResponderExcluir
  13. "O q me incomoda Mra Bonita eh a qntidade de recursos da Uniao destinados a essa regiao e por total descaso nao eh bem utilizada pelos "governantes" (q vcs votam)..."

    Não é culpa de quem vota e sim deles (governantes) que não investem em educação e alienam o povo para que votem em ladrões e assim por diante!

    Saudações de Alagoas!
    Ainda acredito no Brasil, amo todos vocês!

    ResponderExcluir
  14. Pernambuco, Estado do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, foi o principal destino das verbas da União em prevenção e preparação de desastres naturais, como enchentes e desmoronamentos. Em obras novas, iniciadas em 2011, Pernambuco concentrou 90% dos gastos da pasta destinados a esse fim, revela levantamento feito com base em registros do Tesouro Nacional e pela organização não governamental (ONG) Contas Abertas.

    Duas obras que consumiram grande parte dos gastos de R$ 25,5 milhões no Estado tiveram as ordens de serviço assinadas pela presidente Dilma Rousseff em viagem ao município de Cupira, no final de agosto. Indicado para o cargo pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, Bezerra é pré-candidato em 2012. Ele nega.

    As barragens de Panelas 2, em Cupira, e de Gatos, no município de Lagoa dos Gatos, somam R$ 50 milhões em recursos já comprometidos desde maio. O dinheiro deverá ser liberado ao longo das obras.

    A concentração de verbas do programa de prevenção e preparação para desastres em Pernambuco foi tão grande que o Estado lidera o ranking da liberação de dinheiro da União mesmo quando é considerado o pagamento de contas pendentes deixadas pelo governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nesse ranking, Pernambuco é seguido pelos Estados da Bahia, São Paulo, Santa Catarina e Paraná.

    Dos gastos autorizados e pagos em 2011, Pernambuco recebeu 14 vezes mais do que o segundo colocado, o Paraná, onde chuvas fortes provocaram enxurradas e deslizamentos no ano passado. Pernambuco recebeu R$ 25,5 milhões, contra R$ 1,8 milhão liberado para o Paraná, dos R$ 28,4 milhões pagos em obras autorizadas em 2011 para a prevenção de desastres naturais. O restante foi para outros Estados.

    A construção de reservatórios para conter cheias na região metropolitana de São Paulo, ação que teve R$ 31 milhões de gastos autorizados pelo Orçamento de 2011, não recebeu nenhum tostão, mostra o levantamento.

    A Bahia ocupa o segundo lugar na lista de pagamentos feitos em 2011 por conta de contas pendentes deixadas pelo governo Lula, com mais de R$ 10 milhões à frente de São Paulo. O levantamento considerou pagamentos registrados no Siafi, o sistema de acompanhamento de gastos da União até o dia 19 de dezembro.

    'Se, nos últimos anos, a prevenção de desastres tinha um sabor de acarajé, agora ganhou ritmo de frevo', compara o economista Gil Castello Branco, secretário executivo do Contas Abertas. O privilégio da base eleitoral do ministro da Integração é um fenômeno já registrado na gestão de Geddel Vieira Lima, do PMDB.

    Quando Pernambuco registrava saldo maior de desabrigados por enchentes (em 2010 cerca de 80 mil pessoas), a Bahia concentrava mais da metade das verbas. O número de vítimas, no entanto, nem chegou perto do total de mortos na região serrana do Rio. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


    NOrdestino eh realmente podre!

    ResponderExcluir
  15. se vc fosse uma das pessoas que administrassem sem duvida seria corrompidor, pq pra eles o que importa e o dinheiro, mais vendo todos seus argumentos qual seria a solucao????


    mandar matar todos os corrputos na base da pexeira???

    tenho certeza que vc faz parte do mesmo pais que nós, e sua cidade nao viva as mil maravilhas

    problema tem em todo lugar gente que queira resolver que e ta em falta

    ResponderExcluir